10/10/2018 - 16:08 - #Reverso Comunicação Integrada
“Afromentoring” auxilia e prepara mulheres negras para superar os desafios do empreendedorismo no Brasil - #REVERSO COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Segundo o Instituto Locomotiva, os empreendedores negros movimentam cerca de R$ 219,3 bilhões no país. Buscando ultrapassar as barreiras sociais, econômicas e estruturais que impedem a mulher negra de crescer nesse contexto, a Rede Brasil Afroempreendedor (Reafro) e o grupo Mulheres do Brasil uniram-se para dar vida ao projeto \"Afromentoring\". O objetivo é potencializar não apenas a força da mulher negra como empreendedora, mas auxiliar a desenvolver a base da pirâmide de negócios a partir de um processo de mentoria focado no crescimento pessoal e profissional.

O programa oferecerá mentoria às mulheres negras em diversas áreas: Gestão e Finanças, Marketing, RH, Jurídico, Vendas, Tecnologia e Precificação. A metodologia contará com encontros presenciais entre as mentoras e as mentoradas, sessões de desenvolvimento pessoal e de negócios e ainda a Black Night, uma noite dedicada a pitch de negócios e celebração. Durante a mentoria cerca de 26 afronegócios serão diretamente impactados. A ideia é de que essa seja uma ferramenta para que as empresárias conheçam melhor os desafios das suas empresas, buscando ajudar a alcançar objetivos, solucionar problemas e aprimorar negócios.

Os dados econômicos comprovam a importância de se investir na preparação das mulheres negras para que se tornem pessoas de maior sucesso e serem lideranças empresariais no país. A pesquisa \"Os Donos de Negócios no Brasil: Análise por Raça/Cor (2003/2013), desenvolvida em 2015 pelo Sebrae, identificou que entre 2003 e 2013 o perfil de donos de negócios no país era de maioria declarada negra ou parda, sendo quase 12 milhões de pessoas. Contudo, apenas 31% do total de donos de negócios eram do gênero feminino.

Além de quebrar as barreiras do preconceito e do racismo, o programa quer estimular que as empreendedoras sigam buscando soluções e crescendo nos seus negócios. Elas serão acompanhadas por mentoras que possuem experiências em suas áreas e estão dispostas a contribuírem como facilitadoras do crescimento das mentoradas no mercado. Segundo Mariana Ferreira dos Santos, Criadora e Co-coordenadora do Projeto, a importância do movimento precisa ser reforçada. \"Ele movimenta a base da pirâmide socioeconômica brasileira através da aceleração de negócios de mulheres negras tendo como resultado uma maior equidade social no Brasil\", destaca ela.

Reafro
A Rede Brasil Afroempreendedor foi criada em 2015 para estabelecer relações de fortalecimento entre afro empreendedores de diferentes áreas de atuação no país inteiro, nos mercados interno e externo. A rede busca o fortalecimento de negócios e iniciativas através de parcerias com órgãos públicos e privados para melhor desempenho de cada área de atuação.

Mulheres do Brasil
Criado em 2013, o grupo Mulheres do Brasil é um grupo de mulheres com o objetivo de discutir temas ligados ao Brasil. É composto por mulheres de vários segmentos que têm em comum o propósito de serem protagonistas na construção de um país melhor.

Imagens: https://www.dropbox.com/sh/sxjke7oytfm5f2u/AACItsVjJp2BY8CFuxKc8ROUa?dl=0
Créditos nos arquivos

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Grazieli Gotardo – 51 99162-0568 – assessoria@reversocomunicacao.com.br