06/11/2018 - 11:39 - #Reverso Comunicação Integrada
Barry C. Smith levará o universo das comidas e sentidos para o Festival da Transformação - #REVERSO COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Professor e Diretor do Instituto de Filosofia da Escola de Estudos Avançados da Universidade de Londres, Barry C. Smith promete ser uma das participações mais marcantes do Festival da Transformação - FT18. Smith abordará o tema "Comida e os sentidos" do ponto de vista dos sentidos que uma pessoa utiliza no seu corpo ao comer, indo muito além do paladar. A palestra será voltada aos entusiastas da comida, restaurantes, empresas de alimentos e bebidas ou ainda para curiosas que buscam as melhores experiências de alimentação. O FT18 é promovido pela ADVB/RS e acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro, em Porto Alegre, no campus da ESPM Sul.

O objetivo da palestra de Barry Smith é transmitir ao público uma compreensão de todos os fatores ao redor e dentro das pessoas que contribuem para as percepções e prazeres que envolvem os sabores. Isso também interfere nas preferências que orientam a escolha bem-sucedida da alimentação e, consequentemente, proporcionam o sentimento de prazer e satisfação. Durante a palestra serão abordados tópicos como a percepção multissensorial de sabores, a contribuição do som e da visão para o que se escolhe comer, entre outros.

Abordar a comida e os sentidos prova que tudo está interligado. Quando você come, segundo Smith, todos os seus sentidos são explorados. O palestrante explica que não se trata apenas de comer, perceber aromas e sentir a comida, mas também de influências como a iluminação ao redor, a música no restante, a cor e o peso dos pratos, talheres e copos. Para Smith, tudo isso faz diferença na experiência do que se come e bebe.

O FT18 conta com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC); Grupo RBS, FEMSA e SEPRORGS. Apoio da Cinco TI; Sebrae; Startse; PwC; Lebes; Icatu Seguros, Rio Grande Seguros, Agibank e Thyssenkrupp. Apoio Institucional da PUCRS; UFRGS; Unisinos; Prefeitura de Porto Alegre; POA Inquieta e ARP. Co-curadoia da Share. Parceiros Grupo LZ, OTRO Design, Menvia, Flowork, Innovation Lab, Flyware, Dinamize, Lado K Eventos e Ouro e Prata. Co-realização da ESPM Sul e realização da ADVB/RS.

Sobre Barry C. Smith
Além de Diretor do Instituto de Filosofia da Escola de Estudos Avançados da Universidade de Londres, Barry Smith também é fundador de seu Centro para o Estudo dos Sentidos, pioneiro na pesquisa de colaboração entre filósofos, psicólogos e neurocientistas. Ele trabalha com a natureza multissensorial da experiência perceptiva, gosto, cheiro e sabor e tem trabalhos teóricos e experimentais publicados. Smith já escreveu para a Nature, Food Quality e Preference, Flavour and Chemical Sense. Ainda, editou Questions of Taste: a filosofia do vinho.

O professor colabora com chefs e artistas, além de prestar consultoria para a indústria de alimentos e bebidas. Radialista frequente, apareceu no programa Masterchef da BBC e apresentou uma série de rádio para a BBC World Service, The Mysteries of The Brain e, recentemente, uma série para a BBC Radio 4, The Uncommon Senses. Escreve ainda para o The World of Fine Wine e foi colunista da revista Prospect.

O FT18 conta com patrocínio da Lei de Incentivo a Cultura (LIC); Grupo RBS; FEMSA e SEPRORGS. Apoio da Cinco TI; Sebrae; Startse; PwC; Lebes; Icatu Seguros, Rio Grande Seguros, Agibank e Thyssenkrupp. Apoio Institucional da PUCRS; UFRGS; Unisinos; Prefeitura de Porto Alegre; POA Inquieta e ARP. Co-curadoia da Share. Parceiros Grupo LZ, OTRO Design, Menvia, Flowork, Innovation Lab, Flyware, Dinamize, Lado K Eventos e Ouro e Prata. Co-realização da ESPM - Sul e realização da ADVB/RS.

IMAGENS BARRY SMITH: https://www.dropbox.com/sh/sove4fjq1zir5k9/AABN4QQHkFzEaXi75Lue5khKa?dl=0

O que: Festival da Transformação – FT18
Quando: 24 e 25 de novembro
Onde: ESPM Sul (Rua Guilherme Schell, 350 - Santo Antônio) – Porto Alegre/RS
Ingressos: http://ft.poa.br/, no valor de R$ 220,00 (passaporte para os dois dias). 50% de desconto, conforme Lei de Meia Entrada (estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda)

Sobre o FT https://ft.poa.br/
O Festival da Transformação – FT reuniu em 2017 mais de 3.500 participantes nos dois dias de evento, no campus da ESPM Sul, em Porto Alegre, que interagiram com as mais de 400 atividades nos quatro hubs de conhecimento do Festival: Inovação, Tecnologia, Empreendedorismo e Marketing. Nas 40 salas de aula, ocorreram palestras simultâneas nos dois dias, além dos auditórios e laboratórios, com cerca de 300 palestrantes transmitindo ideias e conhecimento. Nas áreas de exposição e relacionamento, interações com tecnologia, neurociência e outras experiências. Somaram-se ainda 16 shows musicais em três palcos.

Fotos FT17

Site: ft.poa.br
Face: /FTPOARS
Insta: @FTPOA