08/11/2018 - 14:06 - #Mac Comunicação e Marketing
Lá vem o verão!!!
Lá vem o verão!!! - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

Falta pouco mais de um mês para o início do verão e os brasileiros já estão preparando as malas para viajar, certo? Errado. Uma pesquisa que acaba de ser apresentada pelo Booking.com, em evento realizado com a imprensa em São Paulo, constatou que apenas 17% dos turistas estão com viagem marcada e comprada.

A diferença desse percentual é gritante quando comparada aos 48% dos brasileiros que sequer começaram a planejar suas férias, deixando clara a idéia de que historicamente deixamos tudo – inclusive viajar - para a última hora. O material foi coletado com base em entrevistas feitas com 1.018 pessoas das cinco regiões do País.

Nessas possibilidades de viagens familiares, com as crianças, se enquadra o Roteiro dos Bandeirantes onde se destaca a Estância Turística de Itu. O circuito bandeirantista começa perto de São Paulo por Santana do Parnaíba com seu centro histórico de arquitetura colonial muito preservado. Pirapora do Bom Jesus, destino religioso, dá sequência à viagem e depois vem Cabreúva, seguida por Itu, Salto e Porto Feliz. Este, com certeza seria um ótimo turismo do conhecimento.

Em Itu, a capital nacional do exagero, as opções de turismo do patrimônio histórico e cultural são amplas: diversos museus, desde o Republicano até o da Música, igrejas de estilo barroco, da mais alta qualidade, casario colonial do século XVIII, as fazendas bandeirantistas, pousadas, campings e excelente rede hoteleira e de restaurantes. Um excelente programa para o turismo de fim de semana.

Mas, por quê os brasileiros escolhem o verão? A principal resposta é menos trabalho e mais disponibilidade (49%). Logo na sequência figuram a disponibilidade de pessoas e época de férias escolares para viajar com filhos (31%). Esses pensamentos tornam claro que são poucos os que se aventuram em viagens solo no verão, com apenas 8% de representatividade, aponta a Booking.

Quais os principais destinos?

A pesquisa revelou também, que em tempos de dólar alto, a busca por destinos nacionais prevalece na alta temporada. 53% deles preferem viajar pelo Brasil, mas fora de seu Estado, enquanto 26% se deslocam dentro do seu Estado. Os destinos internacionais podem até ser o sonho de consumo de muitos, mas a realidade de hoje é outra. Eles se apresentam da seguinte forma: América do Sul (6%), Europa (3%) e América do Norte (3%).

Dentro desse panorama, o Nordeste brasileiro é o queridinho dos nossos turistas, com 60% da região como lugar preferido. Uma surpresa é o fato de o Rio de Janeiro não figurar mais entre os principais destinos do verão.

O Litoral Catarinense aparece em segundo (24%), seguido bem de perto por destinos internacionais (22%), cidades históricas do Sudeste (21%), chapadas e trilhas do Centro-Oeste (20%) e Litoral Norte de São Paulo (19%).

Qual o período?

Luiz Cegato, gerente de Comunicação do Booking.com para América Latina, apresentou a pesquisa onde a empresa analisa que o brasileiro opta por viagens curtas de até dez dias (55%). Já os roteiros curtos, de um fim de semana ou as escapadas de feriados, despontam 25% dos participantes da pesquisa.

Os viajantes com mais de 45 anos e mais endinheirados (31%) passarão mais de 11 dias fora de casa.

O hotel ainda é o tipo de hospedagem mais utilizada (54%) pelos viajantes brasileiros, mas 48% estão abertos a hospedagens alternativas como pousadas, albergues, casas e apartamentos.

Vinte e seis por cento deles reservam pousadas, enquanto 14% ficam em casas ou apartamento alugados. A porcentagem de quem fica em hostels é baixa (4%) e a de campings é ainda menor, apenas 2%, finaliza a Booking.com.

Foto - legenda: Parque do Varvito, formação rochosa de grande valor geológico formado pela passagem de geleiras, há 230 milhões de anos. Muito visitado por estudantes.

www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor