16/07/2019 - 17:30 - Ecco
GreenPlac bate recorde de produção no primeiro ano de funcionamento
GreenPlac bate recorde de produção no primeiro ano de funcionamento - ECCO

Empresa de José Roberto Colnaghi produz mil metros cúbicos de MDF por dia e se prepara para inauguração da fábrica de resina ...

A GreenPlac, subsidiária do Grupo Asperbras, comemora em julho o aniversário de um ano da empresa batendo recorde de produção: mil metros cúbicos de MDF por dia. É quatro vezes mais do que no início da operação, em 2018. A fábrica também aproveita a data para listar as conquistas desse primeiro ano: além de ter seus padrões premiados na Feira Interzum, na Alemanha, antes mesmo de chegar ao mercado, a GreenPlac também conquistou o mercado moveleiro no Sul e Sudeste do Brasil e está exibindo sua marca em seis ambientes na maior feira de arquitetura e urbanismo da América Latina, a Casacor São Paulo.

Inaugurada em julho de 2018, a fábrica foi o maior investimento da história da Asperbras. “Nós estávamos preparados para fazer o investimento”, conta José Roberto Colnaghi, presidente do Conselho de Administração da Asperbras. “Montamos uma fábrica que, no ponto de vista profissional e estrutural, não tem melhor. Nós nos pautamos pela qualidade final do produto – que, hoje, é único no Brasil.”
A história da fábrica começou há sete anos, quando a Asperbras investiu no plantio de eucaliptos. “Nós temos veia de empreendedores e visionários”, diz Colnaghi. “Começamos a pensar em qual seria o nosso próximo investimento, o que faríamos com todo o eucalipto. Fizemos alguns orçamentos e surgiu a ideia de criar uma fábrica de MDF.”

A fábrica

Construída em Água Clara, no Mato Grosso do Sul, a GreenPlac é a mais moderna fábrica de MDF do país. Instalada em uma área de 510 mil m², a linha de produção automatizada usa a tecnologia da companhia alemã Siempelkamp. Além disso, a empresa possui 12 mil hectares de plantação de eucaliptos.

“A GreenPlac começou produzindo 250 metros cúbicos de MDF anualmente”, explica o executivo. “Porém, sabíamos que a capacidade da unidade poderia ser ampliada em três vezes sem a necessidade de novas obras. Hoje, produzimos cerca de 650 metros cúbicos anuais e recentemente batemos o nosso recorde, produzindo 1000 metros cúbicos.”

A empresa oferece ao mercado 30 padrões de MDF. A inspiração para a produção das linhas Essenziale, Toccare, Moderno e Natural, veio das grandes feiras de design e arquitetura da Europa.

Fábrica de Resina

A caminho de ser autossuficiente – desde a produção de matéria prima até a entrega dos painéis - a GreenPlac iniciou as obras de mais uma planta industrial para produzir a resina a base de ureia-formol que cola e impermeabiliza o material. “Iniciaremos ainda em 2019 a fabricação de resina para o MDF”, afirma José Roberto Colnaghi.

Com isso, a GreenPlac se tornará 100% autossuficiente. A empresa já planta o eucalipto e utiliza água e energia elétrica de fontes próprias. A unidade, também localizada em Água Clara (MS), terá 2.500m² de área total e ocupará parte do espaço onde está instalada a fábrica da GreenPlac, que engloba área total de 510 mil metros quadrados.

Grupo Asperbras

O Grupo, dos irmãos Francisco e José Roberto Colnaghi, começou sua história com o talento e a perseverança do pai Francisco Colnaghi que, em 1966, ao fundar uma empresa de implementos agrícolas em Penápolis, cidade do interior de São Paulo, deu a largada para o desenvolvimento de um grupo empresarial baseado no compromisso com a qualidade, dedicação em tempo integral e responsabilidade na prestação de serviços. Menos de vinte anos depois, a empresa já era reconhecida em todo o Brasil com a estratégia de investir na fabricação de tubos e conexões de PVC para irrigação agrícola, e de lá para os dias de hoje, a Asperbras se transformou em um dos mais importantes grupos empresariais brasileiros. Hoje, a Asperbras é reconhecida também por atuar nas áreas de engenharia industrial, gerenciamento e montagem de projetos industriais em diversos segmentos, na construção e incorporação imobiliária, e nos setores de alimentos, agronegócio, mineração e geração de energia. O Grupo mantém suas estruturas societárias nacionais e internacionais desvinculadas e independentes, atuando em quase todo Brasil e em três continentes, África, Europa e América do Sul. São mais de cinco mil profissionais que trabalham em programas, projetos e obras nos principais segmentos da economia mundial. Para o atendimento dos projetos de adução de água e esgoto no Norte e Nordeste, a Asperbras tem duas plantas industriais, sendo uma na Bahia e outra no Rio Grande do Norte. Nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul atua no segmento de Agronegócio.
Data de inclusão: 16/07/2019
Contato: Chris Beller