09/09/2019 - 18:27 - Jorge Valério
Os desafios do crédito e cobrança no agronegócio foram tema de encontros da ADAMA - JORGE VALÉRIO

Referência na área de Crédito e Cobrança, a ADAMA realizou workshops com seus parceiros de negócios para transmitir conhecimentos e cumprir seu propósito de simplificar a vida do agricultor ...

Manter foco no dia a dia dos negócios sem perder a mira em outras importantes áreas da operação da empresa. Este é mais um desafio que se apresenta diante do mundo do agronegócio. Uma dessas áreas que podem ser negligenciadas é a área de crédito e cobrança, o que pode ameaçar as chances de sucesso da companhia. Conseguir crédito e lidar com os crescentes índices de inadimplência em épocas de instabilidade econômica já são um grande desafio. Mas quando estes fatores se somam à falta de capacitação no mercado, o desafio fica ainda maior.

Nesse sentido, a ADAMA, empresa global de proteção de cultivos, que é considerada uma referência em processos de crédito e cobrança no agronegócio realizou na última semana dois Workshops sobre o assunto para os proprietários e gerentes financeiros de distribuidores e cooperativas que participam do SOMAR, programa de relacionamento da companhia.

Os eventos, realizados entre os dias 26 e 28 de agosto em Londrina (PR), e de 28 a 30 de agosto em Goiânia (GO), serviram para promover o compartilhamento das técnicas adotadas pela companhia, proporcionando aos participantes uma visão geral sobre o segmento. Os workshops abordaram metodologias de gestão de risco, quais inovações tecnológicas podem ser utilizadas na gestão de crédito e as ferramentas financeiras existentes que permitem ainda mais agilidade e segurança para o dia a dia dos distribuidores e cooperativas.

Para Salvador Machado de Jesus, Gerente Nacional de Crédito & Cobrança da ADAMA, eventos desse tipo são fundamentais para trocar experiências e compartilhar conhecimentos. "Acreditamos que é vital estarmos juntos aos nossos parceiros e clientes e auxiliar nessa capacitação técnica em áreas-chave de qualquer empresa, principalmente na gestão dos riscos na concessão de crédito. Soluções que reduzem os gastos e as perdas das empresas e aumentem a eficiência dos resultados são sempre bem-vindas", diz.

O ponto de vista de Salvador é endossado por Jovani Peretti, representante da Agro Peretti e participante do evento: "Já que as dificuldades estão cada vez maiores, este evento ajudou a nos abrir os olhos para melhor trabalhar com o produtor".

Para Stele Carlesso, Gerente Administrativo Financeiro da CAMSUL, "geralmente, os eventos são voltados para as áreas de vendas. Até hoje, eu nunca tinha visto nenhum evento com foco em crédito e cobrança nas empresas. Foi muito importante para a nossa equipe, pois estamos adquirindo conhecimento, que são extremamente relevantes".
Data de inclusão: 09/09/2019
Contato: Jorge