Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
  SetaSALA DE IMPRENSA FB
 
 
Release
Bookmark and Share      

12/09/2019 - 15:35 - PrograMaria
PrograMaria Summit impulsiona carreiras de mulheres em tecnologia
PrograMaria Summit impulsiona carreiras de mulheres em tecnologia - PROGRAMARIA

Evento contou com mais de 300 desenvolvedoras participantes e patrocínio de grandes empresas como Vivo, Oracle, AWS/Amazon, QuintoAndar, Everis e Nubank
 ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
No dia da Independência do Brasil, São Paulo foi palco de encontro exclusivo entre mulheres que atuam em TI e grandes empresas com vagas abertas para o setor. Com ingressos esgotados e promovido pela PrograMaria, startup social que empodera mulheres com tecnologia e programação, o evento reuniu mais de 300 profissionais que participaram de um dia inteiro com palestras, mentorias, speed hiring, feira de negócios e muito networking.

O evento teve como principal objetivo promover e apoiar o crescimento das mulheres nas áreas tecnológicas, já que existe um fenômeno de evasão das mulheres do mercado de Tecnologia, como explica Iana Chan, idealizadora da ação e fundadora da PrograMaria. “O Programaria Summit foi desenhado para apoiar as mulheres que já trabalham na tecnologia, pois percebemos que é necessário continuar incentivando para que desenvolvedoras consigam evoluir e se aprimorar profissionalmente”, finalizou.

A gerente de Cultura e Diversidade da Vivo, Carol Sierra, incentiva as mulheres a seguirem a jornada dentro da tecnologia e acredita que “existe um mundo de possibilidades por aí e a Vivo está super aberta para receber essas mulheres que querem se desenvolver”. Elisa Kobayashi, que atua em tecnologia há mais de 20 anos e hoje é Cloud Solution Engineering & Solution Architecture Director da Oracle, acredita na força da presença feminina nas áreas tecnológicas e afirma: “Eu preciso dessas meninas comigo, na minha área” e incentiva: “Então venham, pois me sinto muito sozinha e tenho certeza de que a companhia de vocês é fundamental para fazermos a transformação no mundo!”.

Gizelda Medeiros, lííder de Recrutamento e Seleção da Everis Brasil, comentou sobre a participação no evento: “Nós ainda temos um número pequeno de mulheres nesse mercado e nosso intuito é de aproximar mais esse público feminino e trazê-las mais perto da gente, alavancando o número de mulheres nas empresas de tecnologia”.

O encontro também teve como objetivo “dar um match” entre as oportunidades das empresas e as participantes. “Há muitas possibilidades de trazer essas mulheres para o nosso time”, afirmou Késia Cristine, do QuintoAndar. Desirée Granha, recrutadora da Vivo, também comentou sobre as vagas: “Estamos conhecendo excelentes mulheres, com excelentes skills e habilidades e acredito que em breve a gente vai poder utilizar toda essa experiência aqui para trazê-las para nosso time”.

As palestras foram conduzidas por mulheres referências do mercado e se dividiram entre trilhas geral, backend e frontend. Na trilha geral, Fernanda Moura e Taciana Mello, da Girls on the Road, falaram sobre a importância da liderança feminina na tecnologia. Em seguida, foi a vez de Suelen Marcolino subir ao palco. A gerente de Relacionamento para Soluções Corporativas de Recrutamento no LinkedIn falou sobre futuro do trabalho e como gerir a carreira.

Ainda pela manhã, Iana Chan mediou um bate papo entre Carol Sierra (Vivo), Karen Novaes (Google) e Margareth Goldenberg (Movimento Mulher 360). A mesa debateu os caminhos para construir uma empresa mais diversa e inclusiva. Amanda Gomes, do Programa Elas, finalizou a primeira parte do evento com dicas estratégicas para superar a síndrome do impostor.

Após o almoço, as participantes foram conduzidas para as suas respectivas trilhas, mentorias e speed hiring. Paralelamente, as empresas patrocinadoras Oracle, Vivo, AWS/Amazon, everis, Nubank QuintoAndar, Bossabox, TFG e Accenture estiveram com stands no salão principal da Unibes Cultural, interagindo com público e distribuindo brindes. “É muito importante interagir com as mulheres, perceber que a gente não está sozinha”, afirmou Letícia Santos, da AWS/Amazon.

Nas trilhas específicas (frontend e backend), palestrantes das empresas Oracle, Vivo, AWS, Nubank, QuintoAndar, Tera, Loggi, Cosmobots, WDB Consulting e ThroughtWorks abordaram diversos temas técnicos, como acessibilidade, planejamento e otimização para performances, importância do Design System, automação de testes, micro frontends, NoSQL, arquitetura funcional em microsserviços, DevOps, uso de big data, entre outros.

A coordenadora de projetos do Instituto Avon, Mafone Odara, deu início ao segundo ciclo de palestras geral com o tema “Comunicação Não-Violenta: como fazer conversas difíceis?”. Em seguida Dani Botaro (Oracle), Alissa Munerato (UFABC) e Haydée Svab (ASK) integraram painel sobre algoritmos e vieses inconscientes. Carol Romano (Maker Brands) encerrou o ciclo de palestras com o tema ‘A Ciência e a Prática da Felicidade’.

Heloísa Souza, da WildLife, comentou a experiência de participar da feira de negócios: “Conversamos com muitas meninas super interessadas, que gostam muito do que fazem e que estão aqui nesse espaço onde podem dividir e compartilhar experiências da tecnologia, que é onde elas têm que estar”.
Data de inclusão: 12/09/2019
Fone: (13) 997479759
Contato: Bruna Sousa
Empresa: PrograMaria
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Eventos][Negócios-Oportunidades][Tecnologia]
Este Release foi visto 131 vezes

Administração Municipal de São Paulo

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
Contém1gr
 
 
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.