09/12/2019 - 16:53 - Eastside23
Academia Paulista de Letras comemora 110 anos com lançamento de livro
Academia Paulista de Letras comemora 110 anos com lançamento de livro - EASTSIDE23

São Paulo – Na noite desta quarta-feira (11/12), a partir das 18h, a Academia Paulista de Letras realiza em seu auditório o lançamento do livro 110 Anos, edição histórica da instituição para marcar a data. O livro conta a trajetória dos seus atuais 40 imortais por meio de autobiografias, textos, citações e fotos.
“Trata-se de um momento muito especial e gratificante para mim. Pois esta obra é um documento que eterniza a memória de todos os integrantes desta casa, que é um espaço democrático de extrema tolerância e que produz discussões fecundas e producentes”, explica José Renato Nalini, presidente da APL e ocupante da cadeira de número 40 da instituição.
De acordo com ele, o livro reflete a dinâmica da Academia e tem por objetivo mostrar essa realidade. “Somos um conjunto heterogêneo de vocações, o que torna a APL um ambiente de convivência harmônica muito peculiar, onde todos são ouvidos”, completa.
Feito sob o formato de 25X 29 cm, com 240 páginas, o 110 anos recebeu apoio da Lei Rouanet e patrocínio do Banco Safra. Em sua primeira tiragem – 1500 exemplares -, a obra foi elaborada pelo fotógrafo e acadêmico (cadeira de número 9) Marcio Scavone, que levou três anos para ser concluída. “Sinto-me envaidecido por estar à frente deste projeto, uma vez que procurei instigar cada acadêmico a trazer para o papel a sua impressão, escrevendo sua biografia e ofertando uma citação. Portanto, o livro é uma criação colaborativa. Cada intelectual deixou sua marca pessoal”, afirma Scavone.
O lançamento do livro contará com a presença dos acadêmicos e será precedido por uma mini palestra sobre o desenvolvimento desse projeto. Também está prevista a sessão de autógrafos com os integrantes da APL.
Serviço:
Dia: 11 dezembro