30/04/2020 - 11:39 - Ricardo
Uso da rede pública no abastecimento de sprinklers em edificações históricas de Salvador vence o 7º Prêmio ISB - RICARDO

Sávio Almonfrey e Daniel Alves Zandonadi, capitães do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo, são os vencedores do 7º Prêmio do Instituto Sprinkler Brasil de Trabalhos Técnicos com o projeto "O uso da rede pública no abastecimento de sistema de sprinklers em edificações históricas: Um estudo na cidade de Salvador”. A premiação tem como objetivo fomentar a pesquisa científica na área de prevenção e combate a incêndios, além de contribuir para a produção nacional de referências bibliográficas sobre o assunto.
A atuação em setores técnicos do Corpo de Bombeiros contribuiu para a escolha do tema. De acordo com Sávio Almonfrey,"trabalhamos muito a questão das normativas junto às concessionárias do Espírito Santo referente à oferta de água da rede pública, que poderia ser destinada para veículos de emergência e viaturas. Observei que a oferta em grande parte dos bairros de Vitória também poderia suprir sistemas de prevenção de incêndios específicos, desde que não fossem de alto risco. Entendendo que temos água disponível, compatível com a necessidade do sistema, por que não utilizar?"
Segundo Daniel Zandonadi, "os acontecimentos dos últimos anos relacionados a incêndios em edifícios históricos abriram nossos olhos para novas possibilidades relacionadas à prevenção, visto que a legislação brasileira não abrange o tema do uso da rede pública no abastecimento de sistemas de sprinklers. Com isso, reforçamos a proteção não só às pessoas, mas também aos acervos, patrimônios que devem ser preservados".
Para realizar o trabalho, foram utilizadas referências bibliográficas de normativas brasileiras e americanas, como a NBR 10897, que aborda a proteção contra incêndios por meio de chuveiros automáticos, a NFPA 13 e 24, que falam sobre a integração da rede pública nos sistemas de chuveiros automático, entre outras, além de estudos de hidráulica.
Graduados em Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico pela Academia de Bombeiro Militar do Distrito Federal e pós-graduados em Segurança Contra Incêndio e Defesa Civil pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA), Sávio Almonfrey e Daniel Zandonadi possuem vasta experiência na área.

Atualmente, Sávio é chefe da gerência de Normas e Cadastros do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo e piloto de helicópteros Monoturbina do NOTAer. Tem experiência de 13 anos na área de Segurança Contra Incêndio. Já Zandonadi é chefe da gerência de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, tendo atuado por seis anos na atividade técnica de Segurança Contra Incêndio.
"Fiquei muito feliz por ter recebido o prêmio, já que se trata do mais reconhecido na área de segurança contra incêndios. Hoje não temos previsto nas normativas brasileiras a possibilidade de interligação da rede pública aos chuveiros automáticos. Contudo, o trabalho trouxe a viabilidade à tona. É dever, não só do Corpo de Bombeiros, mas também de quem estuda as normativas do Brasil, mapear novos caminhos e oferecer alternativas", completa Almonfrey.
"Acreditamos no potencial da pesquisa e queremos dar continuidade, estudando e trabalhando, juntos à NBR, ao Corpo de Bombeiros e as concessionárias, normas técnicas que viabilizem, em um futuro próximo, o projeto", diz Zandonadi.

“O prêmio já está consolidado e tornou-se uma referência acadêmica e para profissionais interessados no assunto. Temos visto o interesse crescente do público pelo tema, mostrando que a pesquisa científica permanece viva e atenta às transformações da sociedade. É só por meio dela que conseguiremos buscar mais e melhores respostas aos desafios que temos encontrados permanentemente em segurança contra incêndio, especialmente com sprinklers. A quantidade de trabalhos de qualidade que temos recebido comprovam que iniciativas como essa contribuem para o desenvolvimento da pesquisa e inovação”, avalia Marcelo Lima, diretor-geral do Instituto Sprinkler Brasil.
Os vencedores receberão um prêmio em dinheiro no valor de R$ 10 mil, uma viagem aos Estados Unidos para conhecer o Centro de Pesquisas de Incêndio da FM Global e a publicação de sua obra em formato de livro.
Todo o conteúdo produzido ficará disponível no site do ISB (https://www.sprinklerbrasil.org.br/) na aba Biblioteca e poderá ser baixado gratuitamente a partir de 15 de maio.

INFORMAÇÕES DE IMPRENSA
Conteúdo Comunicação