04/05/2020 - 11:17 - Manchete Editorial Comunicação
Combilift lança dispositivo que permite multiplicar ventilador em estações independentes para atender vários pacientes em UTIs em hospitais - MANCHETE EDITORIAL COMUNICAÇÃO

Equipamento foi desenvolvido pela empresa irlandesa em momento crítico da pandemia mundial de Coronavírus. No Brasil, a tecnologia será licenciada de forma filantrópica com um pool de empresas locais para acelerar a fabricação e distribuição.

A Combilift, líder mundial em soluções customizadas para movimentação de materiais e conhecida pelas empilhadeiras Aisle Master para operação em corredores estreitos, está lançando o Combi-Ventilate, um dispositivo inovador e versátil que permite transformar um ventilador (popularmente conhecido como respirador) em uma central compartilhada de múltiplas estações de ventiladores independentes para atender a um maior número de pacientes que ocupam leitos em UTIs. O lançamento é uma resposta da fabricante para atender à emergência provocada pelo combate mundial à pandemia de Covid-19.

No Brasil, onde já atua há mais de 10 anos, a Combilift vai licenciar a tecnologia de forma filantrópica. Rafael Kessler, diretor executivo da empresa, aponta que não haverá importação de peças e que a fabricante irlandesa está em contato com um grupo de empresas locais para viabilizar o projeto, acelerando a fabricação e distribuição do Combi-Ventilate.

“Todos os itens necessários para esta solução são facilmente encontrados no Brasil, buscamos a união para atender ao mercado rapidamente”.

O Combi-Ventilate foi desenvolvido em parceria entre uma equipe mista de engenheiros mecatrônicos e de tecnologia da informação da Combilift, o professor Ger Curley da cadeira de Anestesia e Cuidados Críticos do Royal College of Surgeon's do hospital de Beaumont, em Dublin, e o Ministério de Saúde e Segurança da Irlanda. O projeto foi desenvolvido nas últimas cinco semanas em um laboratório de testes.

Martin McVicar, fundador e CEO da Combilift, destaca que alguns países e cidades estão lutando para obter ventiladores em número suficiente para atender aos doentes, e muitos governos e autoridades em saúde estão incentivando indústrias a encontrar uma solução, assim como o Ministério de Saúde e Segurança da Irlanda.
“Em vez de apenas desenvolver ventiladores, analisamos o que é realmente necessário para atender a esta urgência, da mesma forma como fazemos em nossos modelos de negócios habituais e com o mesmo objetivo, o que significa fazer mais com menos”, destaca o executivo.

O Combi-Ventilate utiliza tubos e conexões-padrão para facilitar a montagem de estações de ventiladores que se dividirão para atender de forma independente pelo menos dois pacientes. Cada estação tem um monitor dedicado, mostrando informações vitais, históricas e estatísticas do paciente, permitindo configurações de alarme.

O equipamento permite uso de filtros individuais para os pacientes, evitando a contaminação cruzada, e conta com válvulas de retenção e filtros HEPA (High Efficient Particulate Air – filtro de particulados de ar de alta eficiência), sensores de fluxo e válvulas de controle de fluxo ajustáveis automaticamente, controlando o volume corrente para cada paciente eletronicamente. Quaisquer anormalidades são detectadas imediatamente e acionarão o alarme de um paciente específico.

O Combi-Ventilator pode ser adicionado a qualquer dispositivo ventilador. Custa uma fração do valor de um ventilador padrão e pode ser instalado com muita facilidade em um ambiente de unidade de UTI.
“Empreendemos esse esforço sem fins lucrativos para atender às demandas da crise global por serviços de saúde. Dispositivos médicos não são nosso negócio principal, mas fabricar equipamentos essenciais que mantêm as pessoas seguras e vivas sempre foi nosso foco, e esse projeto, impulsionado pelo desejo de ajudar nesses tempos difíceis, reflete o que nosso departamento de Pesquisa e Desenvolvimento fez nos últimos 20 anos”, afirma McVicar. “Se nosso produto pode salvar vidas, se podemos fazer a diferença, estamos tornando o mundo um lugar melhor para todos”.

A Ministra de Negócios, Empresas e Inovação, Heather Humphreys TD, comenta que não é uma surpresa ver a Combilift em ação neste momento. “A Combilift tem um enorme sucesso em todo o mundo porque sua prioridade é encontrar soluções. Sua marca como empresa é a inovação e a adaptabilidade, e esse dispositivo é uma prova disso”.

Michael Power, diretor clínico principal do Ministério de Saúde e Segurança da Irlanda, comenta que o Combi-Ventilate é um dispositivo seguro e confiável para multiplicar os ventiladores em um ambiente de UTI em um cenário indesejado como atual, em que a equipe médica tem apenas um ventilador para vários pacientes. “Ele acaba com esse problema. É uma solução que fornece o volume correto de ar para cada paciente com segurança e confiabilidade. O projeto Combi-Ventilate é um bom exemplo de colaboração entre a engenharia, a manufatura e o Health Service Executive”.

Ronnie McDermott, conselheiro nacional de Equipamentos para Dispositivos Médicos do Health Service Executive, complementa destacando que o Combi-Ventilator permite, ainda, o monitoramento e controles para cada paciente, de modo a fornecer ao médico confiabilidade no uso do sistema. “Será muito útil nos países em desenvolvimento que talvez não tenham o luxo de comprar muitos ventiladores. Dividir um ventilador é uma solução viável”.

“As empresas irlandesas estão inovando em resposta à pandemia de Covid-19 e é empolgante ver a Combilift, que sempre esteve na vanguarda da inovação no setor de empilhadeiras e movimentação, usar sua experiência em fabricação para desenvolver o Combi-Ventilate. A Enterprise Ireland espera continuar apoiando a Combilift e outras empresas irlandesas em várias partes do mundo, destacando suas soluções inovadoras em resposta à crise”, finaliza Julie Sinnamon, CEO da Enterprise Ireland, a agência para fomento de negócios da Irlanda.

Assista ao vídeo Combi-Ventilate em funcionamento: https://youtu.be/6hxk2Al01bs
Data de inclusão: 04/05/2020