23/10/2020 - 17:33 - Milagre do Verbo
Palestra com pesquisador em Estruturas fecha grupo de atividades de tecnologia
Palestra com pesquisador em Estruturas fecha grupo de atividades de tecnologia - MILAGRE DO VERBO

Participantes contribuíram com valor em dinheiro para a Casa da Criança Santo Antônio; recursos permitirão a compra de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade alimentar
 ...

O pesquisador e professor Alfonso Pappalardo Jr. dará a palestra “Estruturas Hiperestáticas: Teoria e Prática com Programa F-TOOL” para alunos do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), neste sábado (24/10). A atividade, totalmente online, fecha um grupo de atividades do Departamento de Tecnologia organizado pelos professores Marcelo Monari e Creso de Franco Peixoto.

A palestra acontecerá, das 8 às 10 horas, por meio da plataforma Zoom. Aberta a todos os estudantes, ela se destina, principalmente, a alunos das disciplinas Estradas II e Engenharia de Transportes I (ênfase Ferrovias) e II. A abertura da ação e a apresentação do convidado estará a cargo da coordenadora do curso, Emanuelle Donadon.

Os participantes terão acesso a conceitos sobre os principais modelos de cálculo de estruturas apresentados, as principais restrições de cada modelo, o princípio de estudo de estruturas pelo F-TOOL, elemento que pode ser estudado pelo programa apresentado, com informações de carregamento e apoios, e “Elementos Finitos”.

Ação social

Os participantes da palestra de Alfonso Pappalardo Jr. foram convidados a participar de uma ação social. A meta – conquistada – foi arrecadar, por meio de depósitos em conta corrente, recursos para a compra de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade alimentar atendidas pela Casa da Criança “Santo Antônio”. A entidade está localizada em frente à Unidade I/Sede do Moura Lacerda, na rua Padre Euclides, nos Campos Elíseos, em Ribeirão Preto.

“Visitas técnicas virtuais” e minicursos

As atividades do Departamento de Tecnologia, entre 13 e 24 de outubro, compreenderam minicursos e uma série de “visitas técnicas virtuais” a empresas e autarquias públicas. O professor Creso Peixoto transpôs para o meio digital uma série de vídeos dos anos 1980 e 1990, quando fez encontros presenciais nestes locais. O objetivo foi apresentar aos alunos a evolução tecnológica de técnicas de construção, operação e manutenção de sistemas de transportes.

Os estudantes “visitaram” o Porto de Santos (Santos-SP), as obras de fundações especiais, com parede diafragma, da incorporadora Gafisa, no bairro de Vila Nova Conceição, na capital paulista, o Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos-SP) e o canteiro de obras da Rodovia Carvalho Pinto. O professor Marcelo Monari ministrou minicursos com informações de vanguarda tecnológica em Sistemas de Georreferenciamento.

“As ‘visitas técnicas virtuais’ ampliam o leque de atividades de nosso Laboratório de Ações Educacionais, focado na formação de nossos alunos de Engenharia Civil. No semestre passado, fizemos uma visita virtual, em tempo real, na concessionária de rodovias CCR AutoBAn. Neste semestre, mostramos vídeos das décadas de 1980 e 1990 sobre obras rodoviárias e sistemas de transportes”, afirmou Peixoto.

MDOV Comunicação e Marketing Digital
Atendimentos: Patricia Moura (16) 9-9112-2018 e Fernando Bueno (16) 9-9131-5326
E-mails: patricia.moura@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Site: www.milagredoverbo.com.br | Facebook: milagredoverbocomunicacao