03/12/2020 - 15:37 - MCA Imprensa & Relações Públicas
Plataforma utiliza Big Data e Inteligência analítica para gestão e redução do consumo de energia - MCA IMPRENSA & RELAÇÕES PÚBLICAS

A plataforma Neuron é a solução que integra transformação digital e eficiência energética, com o uso de sensores, Inteligencia Analítica e automação de instalações e equipamentos ...

O Grupo Luminae energia, um dos líderes brasileiros em gestão energética, apresenta Neuron, uma plataforma que vai ajudar empresas a otimizarem o consumo de energia elétrica, água e gás. Desenvolvida com as mais recentes tecnologias de bancos de dados, Internet das Coisas e inteligência artificial, a solução provê a automação das redes elétricas e entrega relatórios, gráficos e alarmes em tempo real, acessíveis remotamente por meio de dispositivos conectados à internet, de computadores a smartphones.

Funciona através de sensores instalados em ambientes e equipamentos que colhem dados, em tempo real, da presença de pessoas em determinado local, ao aquecimento anormal de um aparelho eletrônico, e transmitem as informações imediatamente para o Neuron. A solução é integrável com a maioria dos sensores do mercado e com diferentes protocolos de comunicação, desde saída simples de automação RS485 a protocolos modernos como ZigBee, LORA, 6LowPan

Graças ao recurso de Inteligência Analítica 24x7, a plataforma é capaz de tomar decisões preliminares, como alterar automaticamente a temperatura do ar condicionado, ou desligar as luzes em um ambiente vazio. O sistema ainda avalia se é necessário acionar alarmes – do próprio sistema ou pré-definidos - ao identificar problemas.

De interface simples e intuitiva, criada pela equipe de designers do Grupo Luminae, o Neuron oferece um painel de controle personalizável. A solução inclui o Dr. Neuron, um chatbot preparado para esclarecer dúvidas na interpretação dos dados. Todas as informações ficam armazenadas em nuvem e os dados são criptografados de ponta a ponta.

“Utilizamos outros protocolos de segurança como autenticação de usuário e redes privadas para garantir a transmissão e envio desses dados sem interferências e com confiabilidade”, explica o diretor de gestão e Inteligência do Grupo Luminae Energia, Diego Cavalcante.
Relatórios, comparativos e insights - Segundo Cavalcante, a solução já foi testada em alguns clientes do Grupo Luminae, comprovando economia nos custos de energia de até 25%. Ele relata que o usuário do Neuron ganha um aliado na tomada de decisões com o apoio de indicadores de performance, relatórios de consumo e desempenho diários, semanais, mensais e anuais, e comparativos entre unidades de negócios.

Neuron ainda traz funcionalidades como um mapa de calor, onde é possível acompanhar o funcionamento do ar condicionado, e o gerenciamento da iluminação. O uso de ferramentas de IA permite à plataforma, exibir insights automaticamente quando algum equipamento ou ambiente apresenta consumo de energia diferente do normal.

Entusiasmado com o 5G, o diretor aponta para uma democratização da eficiência energética de forma sustentável, com soluções mais escaláveis, baseadas em conexões ultrarrápidas e bancos de dados mais robustos. “Será uma mudança de cultura, de patamar, como aconteceu com o smartphone. O Neuron vem para mudar de vez a forma como a energia é gerida em todos os setores da economia”, afirma Cavalcante.
Data de inclusão: 03/12/2020
Contato: Renata Terra