15/12/2020 - 09:32 - Texto & Cia Comunicação
Espetáculo O Despertar estreia on-line nesta quarta-feira
Espetáculo O Despertar estreia on-line nesta quarta-feira - TEXTO & CIA COMUNICAÇÃO

Encenado pelo Grupo Teatral Porão, musical aborda temas críticos ...

A adaptação da peça O Despertar da Primavera, do alemão Frank Wedekind, estreia on-line nesta quarta-feira, 16 de dezembro, às 20h, no canal do Grupo Teatral Porão no YouTube. Em estilo musical, o espetáculo é em estilo musical e foi adaptado por Caroline Grechi, que também assina a direção.

O enredo aborda temas críticos da época em que foi escrita na Alemanha – entre 1890 e 1891 –, como a sexualidade na adolescência, a opressão no ambiente escolar, familiar e a imposição religiosa. “É essa a oportunidade que o teatro nos dá: colocar no palco um espetáculo atemporal com forte impacto na nossa realidade”, fala a diretora.

Onze atores contam a história de Melchior, Wendla, Moritz e seus amigos. Melchior é um jovem determinado e carismático pelo qual Wendla se apaixona e ao qual se entrega. Moritz, por sua vez, é inseguro, sonhador e tem suas vontades abafadas pelo mesmo rigor imposto na família e no ambiente escolar.

“É uma tragédia que se repete e um debate que precisa ser feito com sinceridade e verdade”, observa a assistente social Marina Borges, consultora do grupo.

A exibição do espetáculo no YouTube é por tempo limitado. A classificação etária é de 16 anos e a apresentação é acessível em libras.

Em curta temporada – menos de um mês – o espetáculo, viabilizado por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC), foi encenado no Teatro Municipal de Ribeirão Preto e em teatros em Franca, Limeira, Mogi das Cruzes e Guarujá. A temporada seguiu as regras de redução da capacidade das casas de espetáculos e atraiu cerca de 1 mil pessoas no público.

Todo o elenco foi testado para Covid-19 pelo Laboratório Biocenter, que apoia o grupo. A gravação foi realizada em novembro no Teatro Municipal de Ribeirão Preto.
Data de inclusão: 15/12/2020
Contato: Bruna