Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
  SetaSALA DE IMPRENSA FB
 
 
Release
Bookmark and Share      

18/02/2021 - 12:06 - Letra
Aceleração Digital causada pela pandemia ainda é tímida no setor, revela pesquisa da CVA Solutions
Aceleração Digital causada pela pandemia ainda é tímida no setor, revela pesquisa da CVA Solutions - LETRA

Existe a oportunidade de aumentar o engajamento digital e fidelizar mais o consumidor de postos de combustíveis; Nota do segmento aumenta, sendo considerada muito boa pelos consumidores; As três principais marcas – Ipiranga, BR Petrobras e Shell – me ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
A Aceleração Digital que aconteceu em vários mercados de consumo durante a pandemia, ainda é tímida nos postos de combustíveis. De acordo com o novo estudo da CVA Solutions existe grande potencial para aumentar o contato digital com os clientes e, dessa forma, promover impacto positivo nas vendas.
A sétima edição do Estudo Postos de Combustíveis da CVA Solutions, finalizado em janeiro de 2021, confirmou a liderança do Ipiranga, em Força da Marca, Valor Percebido, em bons preços e em outras questões analisadas. A pesquisa ouviu 3.654 consumidores de todo o Brasil.

A CVA Solutions é uma empresa de pesquisa de mercado e consultoria, subsidiária da norte-americana CVM Inc. O estudo avalia o Valor Percebido (relação custo-benefício percebido pelos clientes) e a Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) dos postos de combustíveis citados pelos entrevistados. Ainda mede a posição frente a concorrência e diagnostica possibilidades de criação de vantagem competitiva sustentável.

Engajamento digital
No período da pandemia diferentes segmentos de varejo aumentaram seu engajamento digital com os consumidores, através das redes sociais, e-commerce, e-mail marketing e programas de fidelidade. Mas de acordo com a pesquisa, os postos de combustíveis poderiam investir mais nessas ações.
Das pessoas que receberam e-mails de lojas com promoções (71,6% do total), apenas 15,5 % receberam de postos de combustíveis. Também os programas de recompensa/fidelidade poderiam ter maior adesão, sendo que 44,7% dos clientes de postos participam de algum deles.

Para Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions, “existe a oportunidade de aumentar o relacionamento digital com os consumidores através de e-mails, redes sociais e programas de fidelidade, o que pode gerar maior proximidade, fidelização, crescimento das vendas e da utilização dos serviços”.

Marcas citadas
No estudo foram citados pelos entrevistados os postos/bandeiras: Ale, Assaí, Atacadão, Bandeira Branca (sem marca), BIG, BR Petrobras, Carrefour Hipermercados, Extra Hipermercados, Ipiranga, Makro e Shell.

Nota muito boa entre 51 setores da economia
Os Postos de Combustíveis melhoraram bastante sua nota de Valor Percebido, considerada muito boa. A nota atual foi de 8,47, sendo que em 2020 foi de 8,28 e em 2019 foi de 8,16. A nota atual aparece na 12ª posição entre os 51 segmentos pesquisados pela CVA Solutions. O Valor Percebido se baseia na nota de custo-benefício percebido e tem como melhor segmento o de Microondas (nota 8,87) e como o pior Planos de Saúde, com nota 6,93.

Fidelidade, Serviços e Preços
Os consumidores afirmam que utilizam vários postos de combustíveis, mas são mais fiéis a um deles - “o que mais utiliza”. Nessa questão a BR Petrobras lidera, com 32%, seguida por Ipiranga.

Já quando se fala em realização de serviços nos postos (como lavagem, troca de óleo e outros), Ipiranga é líder, com BR Petrobras em segundo.
E apesar da pandemia, o nível total de serviços percapta utilizados nos postos subiu para 311% (era de 294% em 2020). Os mais usados são calibragem de pneus, loja de conveniência, troca de lubrificante, lavagem de vidros, lanchonete/restaurante e lavagem do carro.

Também no novo capítulo – index de preços – o destaque é do Ipiranga. Os consumidores consideraram o Ipiranga o posto mais barato de sua região e deram uma boa nota: 7,42.

Recomendação Líquida
O Posto Ipiranga apresentou bom crescimento na questão da recomendação líquida (% promotores - % detratores) e alcançou a liderança com 60,8%. Essa é a probabilidade líquida de o consumidor recomendar o posto a um parente ou amigo. O Shell, que era líder, também cresceu, mas ficou em segundo lugar. BR Petrobras aparece em terceiro.


Valor Percebido
Em Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes) a concorrência é intensa entre Ipiranga, Shell e BR Petrobras, sendo que as três marcas registraram melhora na percepção de valor.

Mas o melhor Valor Percebido foi mais uma vez atribuído ao posto Ipiranga (índice 1,02). Em segundo lugar aparece a Shell, seguido pela BR Petrobras e pela Ale.

Força da Marca
A BR Petrobras melhorou bastante sua Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes), agora com 26%. Mas a Ipiranga ainda aparece em primeiro lugar. A Shell manteve a terceira posição.

“O crescimento da Força da Marca da BR Petrobras foi muito bom e tem relação com as ações da nova presidência da empresa, que desde 2019 vem atuando neste sentido”, observa Sandro Cimatti.

Lojas de Conveniência
A importância da loja de conveniência continua sendo atestada pelos consumidores: 49,8% dos entrevistados utilizam a loja. Desses, 60,4% também lavam o carro e 69,4% trocam o óleo. Entre os que não frequentam a loja de conveniência a incidência de lavagem do carro cai para 22,8% e a troca de óleo cai para 29,4%. O que significa, para Sandro Cimatti, que “as lojas de conveniência ajudam a fidelizar e aumentar o gasto do consumidor, potencializando a rentabilidade do posto de combustível”.

Com a pandemia, os consumidores diminuíram um pouco o consumo em geral nas lojas de conveniência, aumentando apenas a compra de itens de consumo fora da loja ou de consumo rápido.

As lojas de conveniência mais usadas pelos consumidores são a BR Mania (BR Petrobras) e AM/PM (Ipiranga).

Programas de Recompensa – Fidelidade
Aumentou o número de consumidores que participam de algum programa de fidelidade de postos, agora são 44,7%, sendo que na Ipiranga a incidência de 50,5% é a maior entre as marcas.

“Os postos têm que continuar investindo nas lojas de conveniência, nos serviços e nos programas de fidelidade. Eles agregam faturamento, aumentam a rentabilidade e fidelizam o consumidor. Percebe-se que além do preço do combustível competitivo, esses itens também contam na escolha do posto”, comenta o sócio-diretor da CVA Solutions.

Postos de Hipermercados
Em um cruzamento com outro estudo da CVA Solutions, sobre Varejo Alimentar, foi revelado que 82,3% dos consumidores não abastecem no posto do hipermercado/ atacarejo onde fazem suas compras. Entre os motivos alegados para não usar estão: muita fila, não ter serviços e ter poucos atendentes.

“Desse modo fica claro que os postos de hipermercados e atacarejos deveriam passar a investir em serviços e atendentes para aumentar o fluxo de usuários”, afirma Sandro Cimatti.

Lubrificantes
A marca Lubrax continua na liderança, com 16,9%. Mobil manteve a segunda posição. Continua alta a porcentagem de consumidores que não sabem ou não lembram a marca de lubrificante que usam: 22%. Entre as mulheres esse percentual é de 26,6% e entre os homens de 15,2%.

Comportamento nas estradas
Mais de 82% dos entrevistados costumam parar nos postos de combustíveis durante suas viagens. O estudo indagou quais são os principais atributos que ajudam na decisão de utilizar um posto de estrada e em primeiro lugar aparece “bom restaurante ou lanchonete”, para 56,5%. Na segunda posição vem “a marca/bandeira do posto”, “bom serviço de sanitários”, em terceiro; seguido por “segurança do posto”.

Os entrevistados foram convidados a citar duas marcas de postos preferidos para parada nas estradas. BR Petrobras ficou com 57,3%, seguido por Ipiranga, Shell e Ale.

Ranking: Valor Percebido e Força da Marca – 2021
Valor Percebido (custo-benefício percebido): 1º Ipiranga, 2° Shell, 3º BR Petrobras e 4º Ale.
Força da Marca (% da Melhor Posto – % Pior Posto): 1º Ipiranga; 2° BR Petrobras, 3º Shell, 4º Ale.



Data de inclusão: 18/02/2021
Fone: (11) 38848083
Contato: Fernanda
Empresa: Letra
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial:
Este Release foi visto 571 vezes

 

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
 
 
 
 
 
 
 
 
   
   
       
       
       
 
       
 
Institucional Quem Somos
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook
Linkedin
Twitter
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.